HAMPUS FINNDELL

Hampus Finndell é um jogador enigmático, mas poucos lhes chegam perto em matéria de classe na atual Allsvenskan. O jovem médio de 22 anos não é impressionante do ponto de vista físico, quer em matéria de explosividade ou velocidade pura, nem necessariamente um jogo de ritmos altos, agressividade e intensidade. Em teoria, é tudo menos aquilo em que o futebol ao mais alto nível se transformou. Porém, Finndell é também um jogador de fino recorte. Joga de cabeça levantada e com uma classe que pedem que o jogo seja acompanhado por uma orquestra. Finndell não é rock & roll. É música clássica. Ainda há espaço para este tipo de jogadores?

Aos 22 anos, Hampus Finndell leva duas temporadas ao mais alto nível com as cores do Djurgården. Revelação em 2021 e confirmação em 2022, terminou a época passada com sete golos e três assistências adicionando ao seu reportório técnico e tático uma veia goleadora até então desconhecida. Finndell soltou-se e mais do que pelo seu atleticismo foi na capacidade de entendimento do jogo e exímio posicionamento que passou, também, a desequilibrar ofensivamente. Com uma visão de jogo e maturidade tática muito acima da média, Finndell compensa a “falta de pernas” com um jogo cerebral ao nível de poucos. Com uma qualidade de passe excecional e de elite mete a bola onde quer.

Internacional por todos os escalões jovens suecos e já com passagem pelas camadas jovens do Groningen, Finndell tem um perfil que não colhe a atenção de todos, mas a sua capacidade de organização e distribuição de jogo encontram-se em muito poucos jogadores acabando por ganhar duelos e adicionar recuperações de bola pela forma como lê o jogo e se posiciona em campo. Silky, brilhante primeiro toque, segura a bola e aguenta-se sob pressão. Tem uma qualidade de passe excecional e transpira classe. Por tudo isto talvez não surpreenda que os principais candidatos à sua contratação sejam clubes do City Football Group.

, , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *