JOE MENDES

Nascido em Solna e com raízes na RD Congo, Josafat Mendes, Joe para os amigos, é mais um dos produtos multiétnicos do AIK, imagem de marca do clube. Pouca coisa beneficiou tanto o futebol sueco nas últimas duas décadas do que o multiculturalismo que se estabeleceu nas grandes metrópoles da Suécia e do qual Ibrahimovic é naturalmente o expoente máximo. Joe Mendes é mais um desses exemplos. Ganhou espaço na equipa principal do AIK a partir Taça da Suécia logo nos primeiros dias da competição em 2022 e nunca mais olhou para trás desde então, empurrando Mikael Lustig para o centro da defesa e assumindo para si a lateral direita do emblema de Solna.

Joe Mendes oferece uma capacidade física, atlética, técnica e de desequilíbrio no último terço que o experiente e veterano internacional sueco já não conseguia oferecer. Fortíssimo na condução e no drible, Joe Mendes foi uma boa surpresa do início da temporada e ainda que o AIK tenha voltado a desiludir ganhou claramente cotação – acabando, entretanto, por reforçar o SC Braga. Grzelak precisava de mais desequilíbrio e capacidade ofensiva para acrescentar à sua organização defensiva de excelência e encontrou-o muito em Joe Mendes, saltando à vista a sua capacidade associativa com excelentes taxas de eficácia em matéria de passe, cruzamento e passe para finalização. Com apenas duas internacionalizações pelos U16 suecos, Joe Mendes acabou por saltar diretamente para os U21 do seu país nas semanas seguintes.

Mendes foi uma das grandes revelações da temporada passada na Allsvenskan e ainda que os números finais não sejam impressionantes (duas assistências) isso teve mais a ver com o contexto do que a sua capacidade para desequilibrar no último terço. 2.9 expected assists e 25 oportunidades criadas foram dos melhores números entre os laterais da competição (Top 10, na realidade) em 2022. Mendes tem uma capacidade de condução de bola de elite e é muito forte a evadir-se da pressão em espaços curtos, tendo também terminado a época entre os Top-6 de laterais da Allsvenskan 2022 em matéria de dribles bem-sucedidos. Características ideais para um lateral de “equipa grande” e tudo aquilo que se pede num lateral ofensivo no futebol atual. Uma aposta que entusiasma.

, , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *