TOBIAS GULLIKSEN

De todos os jovens jogadores ainda a atuar no futebol escandinavo são poucos aqueles que deverá chegar mais longe do que Tobias Gulliksen. Com um dos tectos mais altos da Eliteserien, Tobias Gulliksen é um dos jogadores de maior potencial ainda a atuar nos países nórdicos. Um extremo desconcertante, com pés rápidos, ágil, progressivo e altamente desequilibrador em ambos os corredores ao qual só falta acrescentar algum produto final para atingir o patamar de elite. E, aos 19 anos, parece ser apenas uma questão de tempo e, acima de tudo, contexto, até que tal aconteça.

Internacional jovem por todos os escalões noruegueses até aos Sub-20, Tobias Gulliksen é um dos nomes mais fortes do futuro futebolístico do país nórdico. Aos 19 anos já leva mais de 60 jogos pela equipa principal do Strømsgodset e pelo menos duas temporadas como opção regular no clube de Drammen. Dois golos e três assistências em 2022 podem não impressionar mas dizem mais do contexto num sempre inconsistente Godset do que do talento de Gulliksen e as oito jornadas falhadas – muitas devido a compromissos internacionais – também não ajudaram. Destro a jogar sobre a esquerda gosta de explorar o corredor central, mas a sua dinâmica e capacidade para jogar por dentro e por fora garantem-lhe um arsenal de opções que lhe permitem ser uma ameaça múltipla.

Gulliksen é um desequilibrador que impressiona pela personalidade mostrada em campo. Aos 19 anos sente-se confortável a assumir responsabilidades. Gosta de ter a bola no pé e de fazer as coisas acontecer. Fortíssimo tecnicamente, evidencia-se em condução de bola. É eficaz no drible e a sua agilidade e quick feet permitem-lhe bater a pressão com facilidade, além de um primeiro toque de qualidade e com o qual muitas vezes anula o primeiro adversário. Tobias Gulliksen será seguramente uma das próximas grandes vendas da Eliteserien, um dos jogadores com o tecto mais alto no atual futebol norueguês. Criativo, visão de jogo, drible e qualidade de passe, mas uma maturidade impressionante aos 19 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *