HUGO VETLESEN

Depois de dois anos de domínio total no futebol norueguês, o FK Bodø/Glimt acabou vítima do próprio sucesso. Os resultados incríveis conseguidos pela equipa do círculo polar ártico abriram os olhos do velho continente e vários foram os jogadores perdidos pela equipa de Kjetil Knutsen nos últimos meses. A necessidade de renovação – revolução, até – tem sido constante e depois de nomes como Håkon Evjen, Patrick Berg, Jens Petter Hauge, Erik Botheim ou Ola Solbakken, hoje, o Glimt pode muito bem ser conhecido como o clube de Hugo Vetlesen. Aos 22 anos e depois de uma temporada estratosférica com 22 golos e 11 assistências, em 49 jogos, Vetlesen, não é só a cara do novo Glimt. Entra em 2023 como o melhor jogador a atuar na Eliteserien.

Produto da formação do Stabæk e internacional jovem por praticamente todos os escalões do futebol norueguês, é uma questão de tempo até assumir um lugar na seleção principal do seu país e nem a forte concorrência à posição o poderá evitar. Vetlesen é já um dos melhores jogadores noruegueses da atualidade e a sua capacidade para impactar no jogo; a sua relação com o golo não pode ser ignorada. Em 157 jogos disputados no principal campeonato norueguês, Vetlesen leva 27 golos e 33 assistências, e não falamos de um avançado. Com uma versatilidade assinalável, Vetlesen é um médio de cariz ofensivo que oferece soluções não só de criação e desequilíbrio no último terço, mas também na ligação entre setores.

Fortíssimo em condução de bola e na forma como leva a equipa para a frente e a faz progredir em corrida, mais do que um médio de ligação é no último terço que Vetlesen faz a diferença. No apoio a um avançado mais posicional ou até mais descaído para o corredor direito (ideal para um meio campo a três com a presença de um seis declarado tal como sucede em Bodø), o jovem médio mostra-se um jogador especial, e todos os números registados em 2022 relativos a criação de oportunidades de golo impressionam. Será uma surpresa se começar a temporada 2023 na Noruega, afinal, quando falamos em jogadores que parecem prontos no imediato para um salto para outros patamares, Vetlesen não só tem de estar na discussão, como deve ser um dos primeiros nomes a ser referido.

, , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *